Cuidados com os olhos.
Lentes multifocais ou progressivas são lentes de óculos que possuem a capacidade de permitir a visão de longe e também de perto. A transição da visão de longe para a de perto se dá de forma progressiva, havendo a grande vantagem de se obter visão de meia distância, o que não acontece nos óculos bifocais.
Geralmente, lentes multifocais podem ser recomendadas para pacientes para pacientes com presbiopia (vista cansada após os 40 anos de idade), pacientes submetidos a cirurgia de catarata e também crianças com determinados tipos de estrabismo.
Segundo o oftalmologista Paulo Nardy, eventuais dificuldades de adaptação podem ocorrer tanto em pacientes idosos quanto jovens. Para facilitar o processo, a primeira dica é usar apenas óculos prescritos por um médico oftalmologista.
“Recomendo também optar por boa marca. Existem óculos multifocais de diversas marcas e modelos, sempre saiba o que está sendo comprado”, diz Nardy. Em seguida, opte pelo serviço de uma ótica de confiança, pois trata-se do estabelecimento adequado para apresentar o produto, recomendar armações e confeccionar os óculos.
No caso dos idosos, pode haver necessidade de acompanhamento mais rigoroso por parte do médico por causa da maior probabilidade de problemas de saúde diversos, não apenas de visão. “Existem diversas informações que facilitam a adaptação com os óculos, cabendo à ótima orientar o paciente”, finaliza Nardy.
Temos uma lista com diversos médicos oftalmologistas e óticas que oferecem desconto para nossos associados, venha até nossa sede localizada na RUA HUMAITÁ, 598 e peça mais explicações.