A partir dos 60 anos de idade é comum que as pessoas comecem a apresentar problemas mais acentuados de saúde. Um deles é a dificuldade de locomoção. Para minimizar os efeitos da velhice um dos “remédios” mais eficazes são os exercícios físicos.
Assim como uma caderneta de poupança, quem juntar saúde por mais tempo terá um rendimentos maior no futuro. Por isso, o ideal é começar cedo a praticar atividades físicas.
A fisioterapeuta Meliani Piotto Moretto, que já 15 anos atua na Associação dos Aposentados e Pensionistas de Jaú e Região, explica que com o avanço da idade já uma redução da capacidade cardiovascular, da massa muscular, da força e da flexibilidade muscular. Os efeitos são exacerbados pela falta de exercício.
O correto é realizar atividades diárias, como hidroginástica, caminhada, pilates e exercícios específicos de fisioterapia. É importante conciliar uma atividade que traga benefícios com algo que a pessoa goste de praticar.
Prevenção
Na associação é feito trabalho preventivo com exercícios fisioterapêuticos. Os principais são fortalecimento de membros inferiores, alongamentos, treinamento de marcha e deambulação (caminhada), treino de equilíbrio e orientações nas atividades de vida diária.
Os membros da família também devem integrar o trabalho. Segundo Meliani, os familiares são informados para tirar tapetes da casa, instalar barras de apoio, manter os ambientes bem iluminados, entre outras dicas.
Quem é associado da entidade tem direito ao tratamento fisioterapêutico a partir do segundo mês como filiado. As sessões devem ser precedidas de acompanhamento médico. A associação arca com o custo de 20 sessões por semestre. A partir daí o custo é de R$ 8,00 por sessão.