Hidroginástica

HIDROGINÁSTICA PARA A TERCEIRA IDADE E SEUS BENEFÍCIOS (PISCINA COM OZÔNIO)

SUAVES EXERCÍCIOS NA ÁGUA

Hidroginástica para idosos é um dos segredos para manter a qualidade de vida mesmo com uma idade avançada e permanecer sempre na ativa. Quanto mais idosa for a pessoa, menores são as opções de exercícios e esportes que ela está apta a praticar. Não apenas por limitações físicas e motoras, mas também pela segurança.

UMA ÓTIMA OPÇÃO

A hidroginástica na terceira idade é uma ótima opção, pois o corpo passa por inúmeras transformações, como declínio de massa muscular, óssea e queda na capacidade aeróbica, é ideal para os idosos que são ativos e que não gostam de ficar parados. Além de muito prazerosa, irá proporcionar bem estar, diversão e uma vida social mais intensa, já que a atividade é realizada em grupo.

OS BENEFÍCIOS

Os benefícios da hidroginástica para idosos são o condicionamento cardiovascular, cardiorrespiratório e muscular, obtidos por meio de exercícios de flexibilidade, relaxamento, coordenação motora e pressão hidrostática (leve pressão sobre o corpo e os vasos, que auxilia o retorno venoso, beneficiando pessoas com varizes) realizados em uma piscina. A hidroginástica para idosos ajuda a enrijecer os músculos, aumentando a força muscular; trabalha o equilíbrio corporal; ajuda a manter a densidade mineral óssea; previne a osteoporose; controla a pressão arterial; desintoxica as vias respiratórias; tem alto gasto calórico; melhora a autoestima e diminui a ansiedade.

Além de todos esses benefícios, a hidroginástica para idosos é uma atividade de baixo impacto. Evita-se a ocorrência de quedas e fraturas, envolvendo, portanto, poucos riscos ao idoso. O impacto com o solo, por exemplo, é diminuído em 90% nos exercícios realizados na água.

FIM DO SEDENTARISMO

Mexendo o corpo na piscina, o idoso fica longe do sedentarismo e ganha mais disposição no dia a dia, além de ter o processo de envelhecimento reduzido. Mas é bom lembrar que a hidroginástica para idosos deve ser sempre acompanhada de um profissional que possa orientar o praticante corretamente. Ele escolherá o programa de exercícios mais adequado a ser seguido, não antes de conduzir uma avaliação clínica do idoso.

A aula é divertida, mas o profissional que orienta o exercício impõe atividades a serem feitas, o que aumenta também a concentração de quem as pratica e culmina na liberação de endorfina, substância que traz a sensação de bem-estar e prazer. As regiões do corpo mais trabalhadas na hidroginástica para idosos são os braços, glúteos, pernas, costas e abdômen.

É muito importante lembrar que antes de iniciar a prática de qualquer atividade, a pessoa idosa deve passar por uma avaliação clínica para que o médico possa orientar na escolha e acompanhar o programa de exercícios a ser seguido.

Se a pessoa recentemente sofreu uma lesão ou cirurgia em alguma parte do corpo, como o joelho, por exemplo, ou então possui dificuldades na execução de um determinado movimento, recomenda-se que opte antes pela hidroterapia, uma atividade conduzida por um fisioterapeuta, trabalhando esses movimentos nos se tem dificuldade. Superada essa questão, pode-se partir para a hidroginástica.

ALGUNS DOS BENEFÍCIOS DA HIDROGINÁSTICA

  • A hidroginástica ajudar a enrijecer os músculos e aumentar a resistência;
    Trabalha o equilíbrio corporal;
  • Reduz o risco de lesões por ser uma atividade de baixo impacto;
    Ajuda a manter a densidade mineral óssea;
  • Ajuda na prevenção e no tratamento da osteoporose;
    Melhora a auto estima;
  • Diminuição da ansiedade
  • É uma atividade divertida e agradável;
  • Diminuindo o risco de quedas e fraturas;
  • Ajuda a combater o estresse;
  • Socializa pessoas e grupos.

As aulas de hidroginástica na Associação dos Aposentados e Pensionistas de Jaú e Região, são um convite para o refresco nestes dias quentes, mas a  atividade física na piscina vai muito além da sensação de bem-estar: a hidro é uma excelente aliada da saúde.
Uma das professoras, Talita Renata Fávero explica que os exercícios nesta época do ano auxiliam principalmente nas articulações e no controle da pressão arterial.

Como a hidro também é uma excelente possibilidade de convivência e recreação, os freqüentadores são assíduos. “A procura nesta época do ano aumenta,
e o pessoal dificilmente falta”, relata a professora de educação física.

Direta ou indiretamente, a hidro também ajuda no aumento da resistência muscular, na flexibilidade e na queima de calorias.

As aulas são de 45 minutos – e disponibilidade de horário é o que não falta. Os associados têm à disposição uma ampla escala, que começa às 6h40 e termina às 19h40, às terças e quintas, e às 19h40 às segundas e quartas.

Os freqüentadores precisam pagar uma pequena taxa administrativa e apresentar atestado médico para iniciar as aulas.

Ficou dúvidas? Ligue no (14) 3601-6870 e matricule-se já nas aulas de hidroginástica da associação.