Como tudo começou

Tudo começou no ano de 1.993, quando dois senhores aposentados, JOSÉ CARLOS DA ROCHA BARROS e ELYSEU GERMANO ZAGO, deram uma entrevista ao jornal Comércio de Jahu, onde apresentavam um projeto para a formação de uma associação de aposentados e pensionistas, com o objetivo de congregar a população da terceira idade, cuja união daria voz ativa em defesa de seus direitos, até então esquecidos.

Ao ler a reportagem, JOSÉ PAULO CABRAL DE VASCONCELOS, REDATOR DESTA HISTÓRIA procurou os amigos acima, confessando a eles, seu velho sonho de organizar uma associação de aposentados em Jaú. Essa reunião foi a CÉLULA MATER DA ASSOCIAÇÃO DOS APOSENTADOS E PENSIONISTAS DE JAÚ E REGIÃO.

Numa segunda reunião, fizemos uma lista dos amigos mais chegados, tais como: HEIDIR VOLPATO, DIOMAR ROSA, ORALDO FRASCARELLI, OSWALDO DOMENEGUETTI, JOSÉ FERRO, NÉLSON MUNHOZ, ANTÔNIO RODRIGUES, ARACITO DEVIDES, ORLANDO MORETTO.

Conseguimos com o presidente do SINDICATO DO MOBILIÁRIO, o empréstimo de seu salão de reuniões, sito à Rua Amaral Gurgel, 134, para os nossos encontros.

Uma comissão formada pelos Srs. Heidir Volpato, José Ferro, José Paulo Vasconcellos, foi a Bauru, visitar a Associação deles, de onde trouxemos os estatutos e muitos ensinamentos.

Na época, era prefeito municipal o Dr. Waldemar Bauab que por admiração e amizade que tinha pelo Diomar Rosa (Pichinim), cedeu-nos uma casa velha à Rua Campos Sales, onde passamos a nos reunir. Ganhamos de presente um sofá e duas poltronas, duas escrivaninhas e uma máquina de escrever.

Resolvemos então organizar a associação. Para tanto, adaptamos o estatuto de Bauru, marcamos uma Assembléia, pois nessas alturas já tínhamos número suficiente de pessoas para montar uma diretoria. Assim foi feito e no dia 11/09/1993 redigimos nossa ATA de fundação e eleição da primeira diretoria e para registrar tal ATA no cartório, tivemos que fazer uma “VAQUINHA”, pois o custo desse registro passou um pouco de ONZE MIL CRUZEIROS. Assim, tomou posse essa diretoria composta dos seguintes membros:

– Presidente: WILSON LIMA

– Vice – Presidente: JOSÉ PAULO CABRAL VASCONCELLOS

– Primeiro Secretário: ORALDO FRASCARELLI

– Segundo Secretário: DIOMAR ROSA

– Secretário Geral: JOSÉ FERRO

– Tesoureiro: ELYSEU GERMANO ZAGO

– Assistente Social: NELSON MARTINS MUNHOZ

– Conselho Fiscal: JOSÉ CARLOS DA ROCHA BARROS, ORLANDO MORETTO e OSWALDO DOMENEGUETTI

– Representante na Federação: HEDAIR ARRUDA FALCÃO

– Suplente: ARACITO DEVIDES

– Suplente: VALENTIM ANTÔNIO RODRIGUES

– Suplente: MARCELINO GALDINO PIRES

Na sede conseguimos ganhar três mesas e doze cadeiras de ferro e uma geladeira emprestada e montamos um salão de barbeiro, pois naquele momento já estávamos com uns 200 sócios, pagando mensalidade. Foi então que fizemos o nosso primeiro investimento, adquirindo uma linha telefônica (número 26870, que é conservada até hoje com o 3622-6870), do Oraldo Frascarelli por DOIS MIL E SETECENTOS CRUZEIROS.

Após quase um ano de funcionamento, soubemos através da associação de Bauru, da possibilidade de um contrato de PLANO DE SAÚDE com a Unimed, que na época só existia naquela cidade.

Formou-se então uma comissão para estudar o assunto: José Ferro, Heidir Volpato e José Paulo Vasconcellos. Fomos a Bauru por diversas vezes reunindo-nos com o departamento comercial da Unimed, até que finalmente conseguimos fechar um contrato.

Foi o “OVO DE COLOMBO” para a solução financeira da associação, porque além da enorme aceitação do Plano de Saúde por parte dos aposentados, que começaram a se associar para gozar desse benefício, tínhamos sobre ele, além da mensalidade, um OVER PRICE.

Nos anos seguintes, houve um crescimento tão grande que a associação conseguiu adquirir sede própria na Rua Sete de Setembro.

Após a gestão do Wilson Lima, praticamente a associação ficou sob a presidência do Diomar Rosa.

Em torno de 1.999, ocorreu eleição para nova diretoria, venceu o MANOEL GARCIA VILCHES; esse moço munido de coragem e inconseqüência, peitando todo mundo, deu o maior passo, que a associação poderia ousar em sonhar. Comprou um prédio velho e o reformou, instalando aí a nova sede da associação, onde até hoje se encontra. Junto com seus pares teve a brilhante idéia de montar uma farmácia, mas, infelizmente se ACHOU. TENTOU BURILAR O ESTATUTO, com a finalidade de se perpetuar no poder.

Percebendo essa intenção do presidente o Sr. DIOGO NERY SANCHES, consultou o Dr. Euclydes Fernandes, que juntamente com José Roberto Ometto e José Paulo Cabral de Vasconcellos, conseguiram anular as eleições, que se realizariam em outubro de 2.003. Por uma determinação judicial a diretoria foi deposta e em seu lugar assumiu uma JUNTA PROVISÓRIA, presidida pelo Sr. Sérgio de Oliveira Lima, que comandou os destinos da Associação até as novas eleições em abril de 2.004, quando foi eleito presidente o Sr. DÉCIO GRIZZO, sendo vice – presidente Sr. FRANCISCO MARTINEZ, tesoureiro Sr. DIRCEU TESTA e OCTACÍLIO ANTÔNIO ROSSATI, secretário, JOSÉ PAULO CABRAL DE VASCONCELLOS, diretor social Dr. JOSÉ MARTINS.

Essa diretoria PROMOVEU AS SEGUINTES REALIZAÇÕES;

1 – sob a batuta inicial do Dr. Euclydes, conseguiu captar todos os elementos do custo, passamos, a saber, tudo o que entrava e saía com detalhes;

2 – informatizamos a administração tanto da Associação quanto da farmácia;

3 – fizemos a reforma do estatuto, enquadrando as novas exigências do Código Civil;

4 – montamos um consultório dentário;

5 – reformamos a farmácia, aumentando a sua área;

6 – aumentamos a área construída do prédio, em mais de 400m2, onde passou a funcionar o salão de festas;

7 – foram feitas reuniões mensais de diretoria e suas respectivas atas, bem como do conselho fiscal;

8 – montamos um consultório de Podóloga;

9 – montamos um consultório de limpeza de pele e drenagem linfática;

10 – montamos um consultório de fonoaudiologia e acupuntura;

11 – expandimos a área de atendimento da fisioterapia;

12 – organizamos os tradicionais bailes de sábado à noite;

13 – organizamos festa de fim de ano, dia das mães, festas juninas e comemoração do dia do aniversário da Associação;

15 – ressuscitamos o jornal da Associação.

Enfim, essa diretoria teve um trabalho árduo, muito sério e de enorme eficiência.

Em abril de 2.008, foi eleita uma nova diretoria, ainda sob a presidência do Sr. DÉCIO GRIZZO.

Após oito anos de uma presidência honrosa, chega a hora de novas eleições e no começo de 2.011 é eleito Otacílio Antonio Rossatti como novo presidente da Associação dos Aposentados de Jaú sendo reeleito em 2017 e que com mais uma honrosa presidência cumpriu seu mandato até 31.03.2017, dando lugar novamente para o Sr. Décio Grizzo.